Carlos Nobre

Jornalista, escritor e pesquisador.

Prof. do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Mestre em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Autor de nove livros, entre eles, “Guia Patrimonial da Pequena África”, “GomeiaJoão: a arte de tecer o invisível”; “ Mães de Acari: uma história de protagonismo social”. Criou e coordenou a coleção de livros Personalidades Negras, na editora Garamond. Pesquisa temas como samba, carnaval, relações raciais, criminalidade, música e história social do cotidiano carioca.

Está terminando de escrever os livros “ A guerra do sêmen” (ficção) e “Palmares depois de amanhã”(ficção).

Endereço para mais informações: http://lattes.cnpq.br/3934586027861033

Lançado romance “A Guerra do Sêmen”

Olhei pela janela de casa…tempo nublado, céu escuro, querendo chover…Não vai vir gente, ninguém pensei. Mas foi engano. Esse tempo não impediu o lançamento do meu novo livro, o romance…

Babalorixa depõe no Café Cultura

Iniciado há 45 anos na casa de Zezito de Oxum, no Parque Amorim, em Belford Roxo, Baixada Fluminense, Fernandez Portugal Filho, 68, babalorixá, babalâo, sociólogo e antropólogo, professor de Antropologia…

Um Sacerdote afro audacioso

Um dos sacerdotes afro mais audaciosos de todos os tempos. Foi contra suas próprias regras espirituais e também contra as normas rígidas estatais em relação à pratica religiosa. Assim, se…

Festa Nigeriana no Valongo

Por mais de três horas, o Cais do Valongo, no bairro da Saúde, na terça passada, ficou em festa, quando religiosos afro-cariocas recepcionaram a delegação de Sua Majestade Real, Adeyeye…

Sacerdote do Cerimonial

Eu estava sentado, numa beirada do Cais do  Valongo, aguardando a chegada do Rei de Ilé Ifé, na terça passada, por volta do meio dia. O Rei de Ilé Ifé…

Nigeriana chama a atenção no Valongo

Chamou atenção do público a beleza e o charme da nigeriana Olori, sacerdotisa do culto da deusa Osun, na Nigéria. Ele cantou, dançou e conversou com os presentes. Conversei um…

Babalawaos da Nigéria

Na cultura religiosa yorubá da Nigéria, na África, os chamados babalaôs são os sacerdotes que cuidam espiritualmente das necessidades da comunidade, sendo um homem de grande conhecimento e saber, a…

30 anos. Marcha

Em 11 de maio de 1988, há 30 anos, o Rio de Janeiro parou por causa da marcha contra a farsa da Abolição realizada por mais 15 mil negros, mestiços…

A guerra do semen

Em uma Via Láctea, muito distante da nossa, no Planeta Kaycon, após a eclosão de uma guerra entre sete povos primitivos que disputam a posse da Colônia Elemental, planeta decadente,…

Um Clássico de Leci

Há 40 anos, em 1978, Leci Brandão, compôs esse samba, “Zé do Caroço”, música que prestava homenagem a um líder comunitário do Morro do Pau Bandeira, em Vila Isabel. Durante…

Turbantes femininos

  A moda tem capacidade de diluir fronteiras e equilibrar desarmonias. Atualmente, nada chama a atenção nas mulheres negras do que o uso do turbante ou ojá, na linguagem afro.…

Terreno da Gomeia vai virar centro cultural

O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, autorizou o diretor de Petróleo e Gás do Município, Nilson Cesário Viana, ex-presidente do Sindicato dos Petroleiros da cidade, a constituir um…
Scroll Up