Clássicos franceses

Hoje vamos falar de 2 clássicos franceses, a tradicional sopa de cebola e um prato que eu particularmente gosto muito, o steak au poivre. 
Essas duas receita de hoje são um clássico que aprendi a fazer com o Mestre Paul Bocuse. São receitas simples, tradicionais e cheias de sabor.
Vamos as nossas receitas.
Sopa de cebola
Ingredientes para 4 porções:
4 colheres de sopa (60g) de manteiga
4 cebolas descascadas e fatiadas
2 colheres de sopa(20g) de farinha
6 1/3 Xicaras de Beef Bouillon ( caldo de carne) ou água
½ Bisnaga francesa cortada ao meio (tipo sanduiche)
2 xicaras (100g) de queijo gruyere ralado na hora
3 colheres de sopa (30g) de farinha de rosca
Modo de preparo:
Derreta 2 colheres de sopa de manteiga em uma panela grande, adicione as cebolas e doure levemente. Adicione a farinha e mexa. Quando começar a ganhar cor adicione o caldo de carne ou água, mexendo constantemente. Cozinhe em fogo médio destampado por 15 minutos.
Torre o pão e depois corte em fatias grossas.
Pré-aqueça o forno em 200ºC.
Em um recipiente de sopa que possa ir ao forno, coloque 1/3 dos pães. Salpique um pouco do queijo, 2 colheres de manteiga, amolecida, e salpique um pouco de pimenta. Faça 3 camadas dessa maneira e depois despeje a sopa no recipiente, salpique com a farinha de rosca e o restante do queijo, e gratine no forno por 20 minutos ou até que o queijo e a farinha de rosca estejam corados. Sirva imediatamente.Steak au Poivre 
Ingredientes para 4 porções:
2 colheres de sopa (15g) de grãos de pimentas inteiros(brancos e negros)
4 medalhões de filé mignon de 300g cada.
Sal a gosto
2 colheres de sopa de manteiga(30g)
1 colher de chá de dijon
6 colheres de sopa de creme de leite fresco ou  crèmè Fraîche.
 Modo de preparo:
Numa tábua, coloque os grãos de pimenta e triture-os de maneira esparsa, usando um rolo de massa. Tempere os bifes com um pouco de sal e depois passe-os nos grãos de pimenta pressionando-os contra os grãos. Descanse-os por 15 minutos.
Aqueça a manteiga numa frigideira grande até que fiquei muito quente, adicione os medalhões e cozinhe no fogo alto de 5 a 6 min cada lado.
Depois que os bifes estiverem prontos, remova os bifes e separe. Com a frigideira fora do fogo, adicione a dijon, e o creme, mexendo e raspando o fundo da frigideira para dissolver os sucos da carne. Volte com a frigideira para o fogo só o suficiente para esquentar o molho, não deixe ferver.
Se necessário adicione um pouco de sal.
Derrame sobre os bifes e sirva, acompanhado de batatas sautée.

(por www.rioinformal.com/Juca Paes Leme/).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll Up