Exposições Fotográficas:

Flashes & Folhas – (individual) Novembro de 1997, Ateliê Art Center, São Francisco Niterói. Plaza Shopping e Estação Livre Cantareira, Maio de 1998. Espaço Cultural La Folie, Botafogo, Agosto de 1999. Encontro pela Paz e Liberdade de Ser, Paraguai, novembro de 2000. Exposição multimídia, com projeção e performance poética, apresentando fotos de moradores de rua de várias cidades como Rio de Janeiro, Nova York, Niterói, Teresópolis, entre outros, contrastando com paisagens naturais. Dia Mundial da Fotografia – Sociedade Fluminense de Fotografia – Coletiva, 2001. Um Olhar Sobre Niterói, (individual) fotos em homenagem aos 428 anos de Niterói. Sala José Cândido de Carvalho. Novembro de 2008. Luzes do Som, (individual) SESC Niterói, maio de 2003. Fotos de shows de Moska, Biquíni Cavadão, Joana, Luciana Mello, Alceo Valença, Frejat, entre outros. Curando Desirré Monjardim, Setembro de 2004, coletiva, Espaço Cultural MODA, Ingá, Niterói. COLETIVA – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, abril de 2006. Espírito das Ruas (individual) , fotos de Nova York, julho de 2006, Ateliê do Poeta, Itaipu, Niterói. Natal Feliz, coletiva, Barra Vento Center, Piratininga, dezembro de 2006. Niterói Poética (individual) – Livraria EdUFF – Novembro de 2012. Atração a Primeira Vista (individual) – CCPCM, Novembro de 2014. Atração a Primeira Vista (individual) – Biblioteca Parque de Niterói, Novembro de 2017.

Lucília Dowslley

Livros:

Lançou o livro Um Brinde à Poesia – fotos – pensamentos – poesia, em setembro de 2004, na Livraria Ver&Dicto, na sede da Seicho – no – ie, em Nova York e em Nova Jersey, em junho de 2005.

Livro Carmim – Sala Carlos Couto – Teatro Municipal de Niterói – 2012.

Antologia Um Brinde à Poesia 15 Anos, em parceira com FAN, Dezembro de 2014, sendo impressos mil livros e distribuídos no Projeto Poesia nas Escolas. Reuniu 104 poetas.

Poetas Raios de Sol, antologia reunindo 34 poetas, no aniversário de 17 anos do Um Brinde à Poesia, no MAC Niterói.

Antologia Declarações d’amor, celebrando 18 anos do Um Brinde à Poesia, Solar do Jambeiro, 2017.

O Sol em Minha Alma, autobiografia alinhava com poemas, que conta um fato que aconteceu aos 20 anos e ficou guardado em segredo. Aos vinte anos a médica lhe dá seis meses a um ano de vida. O livro tem fotos de sua viagem ao Japão. Teatro Municipal de Niterói, 2017.

Brasileira de Niterói/RJ. Fotojornalista, editora, capista, poeta e atriz. Lançou, em 1999, o Movimento Um Brinde à Poesia pela Paz e Liberdade de Ser, inspirado em sonho. Promove saraus e projetos literários no MAC Niterói e Museu da República. Seu trabalho mais recente como atriz foi o monólogo “Milagravas”, apresentado no Teatro Municipal de Niterói. Em 2015 lançou a Dowslley Editora.

Obras: Um Brinde à Poesia – fotos e pensamentos, Carmim, O Sol em Minha Alma (autobiografia alinhavada com poemas), as Antologias Um Brinde à Poesia 15 Anos reunindo 104 poetas e distribuída na rede municipal de ensino, Poetas Raios de Sol, Declarações d’amor e o infantil Conta Canto Conto

Ministra a Oficina teatro, compoesia para adultos e crianças. Militante das artes há cerca de 30 anos.

Foto/Jornalismo/Literatura

Formada em Jornalismo pela Faculdade Hélio Alonso. Trabalhou como fotógrafa da Bloch Editores. Trabalhou na Revista Portos e Navios. Fotografou novelas no PROJAC. Foi captadora de recursos e responsável pela publicidade do jornal cultural Verbo e Imagem, da Fundação de Artes de Niterói (FAN). Fotografou inúmeras peças teatrais e shows musicais. Acompanha a Cia Polo de Teatro Dança como fotógrafa.

No dia 11 de junho de 1999, lançou o Um Brinde à Poesia Movimento pela paz e liberdade de ser, que reúne várias expressões artísticas, tendo como fio condutor a poesia. Apresentou o evento no Paraguai (Encontro Pela Paz e União dos Povos), em Nova York e Nova Jersey. O Movimento já passou pelos principais pontos culturais de Niterói. Participa de inúmeras antologias e se apresenta em saraus. Lançou a Dowslley Editora, no dia 13 de Junho de 2015.

Meus livros

Um Sonho no Olhar

PESSOAS ATRAEM PESSOAS ALEATORIAMENTE MOLÉCULAS EM MOVIMENTO FLUENTE UM ALÉM MAR QUE NÃO PERCEBEMOS SEGUE O TAO SUAVEMENTE CARACOL ESCONDIDO DO SOL NASCE, CRESCE E VIVE RETORNANDO GIRASSOL NOS RAIOS…

Celebrando 19 anos. Um brinde a poesia

Esta é uma obra que marca historicamente o Movimento  Um Brinde à Poesia, em sua celebração de 19 anos de atividades inintperruptas. Estão reunidos 42 nomes da poesia contemporânea em versos…

Pelos chãos do Paraguai

Pés azuis me guiaram pelos chãos do Paraguai Tererê na mão saciando a sede do corpo Palavras alimentando a fome de conhecimento da alma   Pés azuis me guiaram pelos…

Areia do Tempo

O que é o tempo? Uma ilusão, uma convenção, aquilo que acreditamos? Quanto tempo vale o tempo de um tempo? Quanto tempo nós teremos do azul? Quanto tempo nós teremos…

Maio é o mês das folhas soltas ao vento, de renovação, friozinho, poesia, vinho, aniversário! Maio mês de celebração!

Poeta homenageado Walt Whitman, nascido em 31 de Maio de 1819. É uma das maiores referências para toda a literatura do século XIX e século XX. Um forte eco na poesia da geração beat. Participação do escritor Ricardo Alfaya e do poeta Hudson Pereira.

Maio é o mês do meu aniversário então… eu vou fazer um “pocket” com meus poemas intitulado SOU SER – No Limite da Emoção. Participação da poeta Joana Gabriela e do meu parceiro musical, o compositor Fábio Pereira.

Você no Momento D’versos. Todos participam com um poema ou uma música. É só colocar o nome na lista.

Até lá!

Lucilia Dowslley

Scroll Up