Solange Mezabarba

Olá! Sou a Solange Mezabarba, professora do Senai Cetiqt para Design de Moda. Além de publicitária, sou uma antropóloga que dedica seu trabalho ao vestuário e à moda. Mais ao vestuário do que à moda, eu diria… Pesquiso as ruas, e, por isso, nada mais apropriado do que o Rio Informal para conversarmos sobre o que as ruas estão vestindo. Como venho da antropologia, vou contar algumas histórias sobre as práticas e os usos das roupas ao longo da história da humanidade.  Afinal, a moda entrou na minha vida através da antropologia, e foi assim que aprendi que moda é muito mais do que roupa, e que roupa é muito mais do que moda. A roupa veste. A moda proporciona rupturas. Desde a pré-história nos vestimos, mas a moda só surgiu lá por volta do século XIV na Europa. Então convido vocês a uma conversa bem animada sobre roupa, moda e consumo!

A moda nos armários e nas ruas

A roupa como objeto de afeto

Numa pesquisa que desenvolvi há algum tempo, tive a chance de conhecer uma interlocutora muito interessante. Não posso dizer o seu nome verdadeiro por razões éticas. Por isso vou chamá-la…

Roupas, nossa produção mais amada!

Antes de começarmos nosso tour contemporâneo pelas ruas, vamos voltar bastante no tempo e lembrar do aparecimento  da vestimenta na história da humanidade. Quando o ser humano se desenvolveu a…

As cidades e a Moda

As cidades e a Moda A palavra burguesia tem origem no século XII. Eram aqueles que viviam nos burgos – os pequenos mercadores e artesãos. No século XVIII a burguesia…

As ruas versus os editoriais de moda

As ruas versus os editoriais de moda Quem se interessa por moda e vestuário não pode deixar de conhecer o trabalho do antropólogo britânico Daniel Miller. Ele observa a moda…
Scroll Up