Menu

Angela Nunes

 

 

Psicóloga, formada pela UFRJ com Mestrado em Psicologia Social na Fundação Getúlio Vargas.

É também Astróloga, membro do SINARJ, com formação na escola de Astrologia Espaço do Céu (2009), de Celisa Beranger.

Foi colunista de Astrologia no jornal Acheiusa.com por mais de 10 anos.

Escreve sobre Astrologia para os sites do SINARJ desde 2015, seguindo atualmente como colaboradora da instituição.

Lua Nova em Touro: com açúcar e com afeto

Esta semana já estamos com um novo ciclo lunar em andamento, finalmente num contexto mais estável e produtivo. De fato, Touro é um signo de Terra, com a qualidade fria predominando sobre o seco – portanto uma estrutura receptiva e orgânica – oferecendo uma base material sólida porém moldável. A Lua Nova (Lua conjunta ao Sol) no signo de Touro (05/05/2019) reflete pra nós uma ocasião para se “colocar a mão na massa” literalmente, visando dar soluções na prática para necessidades concretas. Mas isto precisa ser feito de uma forma construtiva e edificadora, com fundamento nas necessidades da vida concreta e real – em ritmo de tijolo por tijolo, de preferência.  Além disso, a lunação ficou marcada por um trígono com Saturno em Capricórnio, o que estimula e contribui ainda mais com a estabilidade, a duração no tempo, a conservação, qualidades do momento que se desdobram por todo este ciclo. Tudo o que for iniciado agora absorverá estas tendências. Coletivamente, tudo isso cria condições de facilitar a abordagem de nossas graves questões de sustentabilidade e preservação da natureza e do nosso planeta. Esse é um bom momento para propostas que, plantadas agora, poderão gerar frutos saudáveis e recuperáveis de médio a longo prazo,  mesmo em meio à forte pressão mundial de desconstrução e aparente retrocesso, num ambiente eivado por Saturno (no momento retrógrado) e Plutão.  Mesmo assim, temos nossos trunfos dos quais podemos lançar mão, com Urano no signo de Touro: se bem utilizado, tecnologias sim, mas a nosso favor, e não contra nós. As inovações que nos ajudem a sair desta equação perversa, e talvez falaciosa, de sustentabilidade X crescimento econômico são viáveis agora, mais do que nunca. Soluções inovadoras e práticas, que tragam progresso, são possíveis sim – mas isto está só começando.  

O céu, movendo-se em uníssono enquanto avançamos neste ciclo, apresenta Mercúrio ingressando em Touro, e logo encontrando com Urano no início deste signo. Embora seja um trânsito rápido, de 2/3 dias, contribui com uma dinamização em termos de novas idéias e possibilidades de negociações inovadoras – bom para o comércio. Mas só para quem souber inovar. Vênus trígono Júpiter, entre 08 e 10/05, promete dias agradáveis, alegres, de boas realizações de desejos, favorável também aos relacionamentos. Como sempre, isto está sujeito aos outros aspectos e, em nível pessoal, ao mapa natal de cada um de nós. Porém, está presente no geral e coletivo. Entre 12 e 16/05, aumentam os bons agouros para relacionamentos e no dia 15/05, a doce Vênus, ainda em sextil com Marte, ingressa em seus próprios domínios – Touro, seu domicílio. Isto certamente fala muito de afetos, de fazer tudo com docilidade e prazer, mesmo diante do encontro com o inusitado Urano (entre 17 e 19 de maio), que pode trazer muitas novidades e gosto pelas coisas diferentes. Mas Vênus em Touro fala também de sensualidade, apego, conforto e valores – mesmo os materiais – tudo isto com uma tônica associada à solidez e segurança, à manutenção da vida material. Há uma tendência à conservação e estabilidade. A alimentação, a boa comida – também entram aí como um fator importante. Na presença de Urano, mais uma vez, pode haver uma mudança nesses valores, principalmente em função do que for mais saudável, menos contaminado e artificial.

Enquanto isso, Marte alcança o signo de Câncer no dia 16/05. Sendo um signo de característica emocional, o impetuoso Marte pode estranhar o excesso de sensibilidade – para ele. Porém, o signo não apaga nunca o significado do planeta, apenas indica como ele vai atuar. Em Câncer, ele não age diretamente, mas reage, inclusive para se proteger. Marte em Câncer também luta para proteger o que lhe é familiar, as pessoas próximas. Pode ser assertivo sim, quando se sentir seguro e tiver suporte. Marte em Câncer aciona questões familiares, de ancestralidade e de vida íntima. Ele faz aspecto fluente com Urano entre 20 e 24/05, o que lhe confere mais mobilidade e capacidade de atuar de modo novo, inovando um pouco as tradições cancerianas.

Já no dia 21/05 o cenário muda, com o ingresso do Sol e de Mercúrio em Gêmeos. Sendo um signo de Ar, mutável, planetas em Gêmeos aceleram o ambiente, conferindo variação. Há um maior interesse pelos contatos e pela rapidez em tudo, principalmente em nível de informação.   

No dia 18/05 teremos a Lua Cheia do ciclo de Touro – portanto, em Escorpião (27°39’ Escorpião, 18:12 hs). Este é o ponto em que o ciclo está pela metade, seu momento de maior atividade, quando todas as energias tendem à manifestação externa. Parcerias são bem vindas. É uma ótima ocasião para eventos, encontros, comemorações e todo tipo de atividades sociais.

Em 06/05/2019

Angela Nunes

(por www.rioinformal.com/angela-nunes)

A Correnteza de Netuno

Segundo Renato Janine, professor de filosofia da USP, “a Astrologia dá sentido à ação”. Para ele, a Astrologia auxilia a se achar o sentido das coisas, operando como um sinalizador…

Vênus em Retrogradação

O Sol está no signo de Libra até 22/10/2018. Simbolizado por uma Balança, Libra representa a harmonia, a busca de acordos e entendimentos, sendo um princípio de cooperação e interação.…

As Qualidades do Tempo

“Quando Órion e Sirius tiverem atingido o meio do céu, e Arcturus surgir com o amanhecer, então, ó Persas, colham tuas uvas.”  (Hesíodo) A Astrologia, embora extremamente popular, envolve quase…
Scroll Up