Angela Nunes

 

 

Psicóloga, formada pela UFRJ com Mestrado em Psicologia Social na Fundação Getúlio Vargas.

É também Astróloga, membro do SINARJ, com formação na escola de Astrologia Espaço do Céu (2009), de Celisa Beranger.

Foi colunista de Astrologia no jornal Acheiusa.com por mais de 10 anos.

Escreve sobre Astrologia para os sites do SINARJ desde 2015, seguindo atualmente como colaboradora da instituição.

Sol em Sagitário: tempo de se aventurar

A Astrologia está ligada ao tempo mas, para além de uma mera contagem, considera suas qualidades e significados. Norbert Elias, em sua obra “Sobre o Tempo”, o descreve como algo que não se pode tocar, ver, ouvir, nem mesmo sentir o gosto e o cheiro. Sendo algo não perceptível aos sentidos, mesmo assim é utilizado como meio de orientação para nós, que estamos inseridos numa sucessão de processos físicos e sociais. Daí a importância de podermos identificar e entender seu desenrolar nessa junção daquilo que não muda – o arquétipo, a essência, o fundamento – com o que muda constantemente e irrevogavelmente – os acontecimentos, o correr da vida. Em dezembro, até o dia 22, a qualidade deste tempo chama-se Sagitário, ou seja, o Sol está no signo tropical de Sagitário. Os outros planetas, de Mercúrio a Plutão, estão em outros signos, mas o Sol é a nossa estrela e é ele que nos inscreve de forma prioritária nesta cadência de qualidades que é o zodíaco, cujos ritmos evoluem durante o ano. Sendo o Zodíaco um repositório de situações da vida humana, a cada signo uma vivência fundamental vem ser lembrada, estimulada por seu arquétipo, para que seja posto em prática e implementado mais uma vez. Sagitário é um signo do elemento Fogo, expansivo e seu símbolo – um centauro apontando uma flecha para o infinito – nos ajuda a entender seu significado.  Meio animal e meio humano, mostra sua forte ligação com a terra e a matéria, mas deixa muito claro que seu objetivo é expansionista, mirando o arco para as estrelas, no intuito evidente de se lançar em aventuras, aprender mais, ir além das fronteiras conhecidas. Essa tendência do signo molda os nativos mais afeiçoados a viagens, a colocar os pés na estrada, para conhecer outras culturas e adquirir novos conhecimentos.

Sagitário sendo um princípio que reflete confiança na vida e entusiasmo, nada com os sagitarianos fica por pouco ou por menos – ao contrário, seus projetos são sempre grandiosos, preferindo pensar grande. Para eles a prosperidade é uma condição plenamente alcançável e, se alguma coisa não sai bem, seu ponto de vista é de que o dia seguinte será sempre melhor. Desse modo, são dotados de espírito realizador e empreendedor, acreditando no que fazem e contagiando favoravelmente os outros a sua volta. Muitos sagitarianos são homens que acreditaram numa idéia ou num projeto e, quando outros desistiriam facilmente, de algum modo se agarraram em sua fé e otimismo para levá-las adiante, acabando bem sucedidos.  Em sua sede por crescer e alcançar condições mais abrangentes, são entusiastas em viagens e no contato com culturas e conhecimentos diferentes. Seu impulso básico visa sempre ir além e ampliar os horizontes.

Assim, a época de Sagitário vibra de um modo geral com este clima de crescimento e desenvolvimento em âmbito coletivo, proporcionando um período favorável para ir além do que conhecemos, nos lançando em realizações de novos empreendimentos.

SIGNO DE SAGITÁRIO:

Planeta regente: Júpiter

Período: 22 nov a 22 dez

Elemento: Fogo

No corpo humano Sagitário rege: fígado, quadris, pernas, plasma sanguíneo

Palavras-chave: alvo, direção, meta, aventura, prêmio, velocidade, expansão, otimismo, sorte, conhecimento, prosperidade, crença

Símbolos: a flecha, o centauro

Cores: púrpura

Pedras: turquesa, topázio

Metal: estanho

Plantas: aspargos, noz-moscada, malva, castanheiro, morango, cana-de-açúcar

Flores: cravo, margarida, jacinto

Perfume: cedro, sândalo, pinho

Ervas: cravo-da-índia, eucalipto, eufrásia

Aromas: violeta e jasmim

Relacionamento: mais fluente com Leão e Áries, Libra e Aquário

Sagitarianos famosos: Britney Spears, Angélica, Silvio Santos, Joãozinho Trinta, Walt Disney, Emmerson Fitipaldi, Brad Pitt, Luma de Oliveira, Roberto Marinho, Oscar Niemeyer, Dilma Roussef

Em 03/12/2019

Angela Nunes

(por www.rioinformal.com/angela-nunes)

Ciclo de Libra – Lua Cheia em Áries

Enquanto os planetas lentos caminham de forma inexorável em seus ciclos descendentes, rumo à máxima concentração – estarão num arco de apenas 100 graus em Janeiro/2020 – os ciclos lunares…

A Correnteza de Netuno

Segundo Renato Janine, professor de filosofia da USP, “a Astrologia dá sentido à ação”. Para ele, a Astrologia auxilia a se achar o sentido das coisas, operando como um sinalizador…

Vênus em Retrogradação

O Sol está no signo de Libra até 22/10/2018. Simbolizado por uma Balança, Libra representa a harmonia, a busca de acordos e entendimentos, sendo um princípio de cooperação e interação.…

As Qualidades do Tempo

“Quando Órion e Sirius tiverem atingido o meio do céu, e Arcturus surgir com o amanhecer, então, ó Persas, colham tuas uvas.”  (Hesíodo) A Astrologia, embora extremamente popular, envolve quase…
shares
Scroll Up