Menu

Angela Nunes

 

 

Psicóloga, formada pela UFRJ com Mestrado em Psicologia Social na Fundação Getúlio Vargas.

É também Astróloga, membro do SINARJ, com formação na escola de Astrologia Espaço do Céu (2009), de Celisa Beranger.

Foi colunista de Astrologia no jornal Acheiusa.com por mais de 10 anos.

Escreve sobre Astrologia para os sites do SINARJ desde 2015, seguindo atualmente como colaboradora da instituição.

Signo de Virgem: Ciclo Lunar da Lua Nova em Virgem – 30/08 a 27/09/2019

A Lua é uma companhia celeste conhecida, esperada, que nos acalenta, e cuja presença no céu nos traz todo mês sentimentos familiares. Depois que foi visitada pelos astronautas das missões americanas, russas e, mais recentemente, pelas sondas chinesas e japonesas, mais ainda tem se tornado próxima, quase íntima, além de nos proporcionar belas visões do nosso lar – a Terra.

Mas ela também é uma aliada do nosso dia a dia por uma outra razão: sua trajetória cíclica pelo céu, nos encontros e afastamentos ao Sol, nos proporciona etapas do mês que possuem significados simbólicos, e podem ser seguidos por nós como qualidades do tempo. Ou seja, cada etapa das fases lunares nos proporciona uma analogia com circunstâncias da vida diária que podem ser melhor aproveitadas, que nos sugerem atitudes e tarefas mais apropriadas para cada época. Na Lua Nova podemos iniciar projetos com mais propriedades, na Crescente eles se desenvolvem melhor, na Cheia dão seus resultados e na Minguante nos dão seu feedbackpara futuros projetos – o que aprendemos nisso e pode ser utilizado depois. 

Estamos no ciclo da Lua Nova em Virgem, que se iniciou em 30/08 – e agora já estamos no Quarto Crescente (06/09) deste ciclo. De modo diferente do último ciclo (de 01/08 a 29/08), onde Urano marcava reviravoltas e tomada de rumos inesperados, com possíveis rupturas, neste ciclo atual da Lua Nova em Virgem o mesmo Urano está presente mas para trazer progresso nas iniciativas, abrindo caminho para as novidades – é um aliado para avançarmos. Além disso, Saturno em Capricórnio, também signo de Terra, vai garantir alguma eficácia e possibilidade de consolidação das coisas, isto é, fazer algo que gere continuidade e efeitos prolongados. Isto vale até o final deste ciclo (em 27/09). Co-existem duas tendências neste ciclo, que funcionam respectivamente: os trígonos de Terra, que patrocinam iniciativas práticas, objetivas, visando eficácia e resolução clara e detalhada das coisas, e a figura da quadratura entre Júpiter e Netuno, este último em oposição aos planetas em Virgem, formando uma quadratura-T, cujo foco é Júpiter. Esta quadratura está presente no céu desde o início deste ano (07 jan 2019) e agora, com Júpiter já direto, vai para seu último período em que fica exato (14 a 28 de setembro). Sabemos o que isto tem representado: confusões, enganos, escândalos, perplexidade, mais fake news, sensação de desorientação. Está sendo uma forte característica deste ano. O quadrado-T traz também idealismo e criatividade, mas igualmente dá vazão a fugas da realidade em busca de alívio para as dificuldades e frustrações. Portanto, será preciso lidar com essas tendências de oscilar entre a realidade e o imaginário. As duas são fortes mas devemos nos concentrar em manter os pés no chão, com uma atitude prática e realista – características do signo de Virgem.

Já durante a Lua Cheia (14/9 – vai até 20/09) em Peixes, conjunta com Netuno e oposta aos planetas em Virgem, a quadratura Júpiter/Netuno estará bastante mobilizada, infiltrando o ambiente com excesso de sensibilidade, pendendo mais para o lado da idealização e ilusão. Isto é favorável para a criatividade, mas não para as notícias.  

Neste mesmo dia da Lua Cheia (14/09), Mercúrio e Vênus mudam de signo ingressando em Libra. Isso pode proporcionar um clima mais cordial, de entendimento, preparando a entrada do Sol em Libra (23/09), quando ocorrerá o Equinócio. 

Signo de Virgem:

Período: 22/08 a 22/09

Planeta regente:Mercúrio

Elemento:Terra

No corpo humano Virgem rege:os intestinos (depuração), aparelho gástrico

Palavras-chave do signo:trabalho, método, detalhe, perfeição, pureza, organização, precisão

Símbolos:o grão, o trigo, a virgem

Cores: bege, palha, verde, verde-musgo, castanho, areia

Pedras:jaspe, ágata, turmalina verde

Metal: mercúrio, níquel

Plantas:milho, trigo, cevada, aveia

Flores:azaléia, mandrágora, lírio

Ervas:valeriana, erva-cidreira

Aromaterapia:camomila, cânfora, eucalipto

Perfume: lavanda

Relacionamento:mais fluente com Touro e Capricórnio, Câncer e Escorpião

Virginianos  famosos: Ronaldo, Fernandinha Torres, Glória Pires, Michael Jackson, Tony Ramos, Richard Gere, Keanu Reeves, David Coperfield, Andréa Beltrão, Maria Rita, Hugh Grant, Luana Piovani. O mapa do Brasil tem o Sol localizado em Virgem.

Em 08/09/2019

Angela Nunes

(por www.rioinformal.com/angela-nunes)

A Correnteza de Netuno

Segundo Renato Janine, professor de filosofia da USP, “a Astrologia dá sentido à ação”. Para ele, a Astrologia auxilia a se achar o sentido das coisas, operando como um sinalizador…

Vênus em Retrogradação

O Sol está no signo de Libra até 22/10/2018. Simbolizado por uma Balança, Libra representa a harmonia, a busca de acordos e entendimentos, sendo um princípio de cooperação e interação.…

As Qualidades do Tempo

“Quando Órion e Sirius tiverem atingido o meio do céu, e Arcturus surgir com o amanhecer, então, ó Persas, colham tuas uvas.”  (Hesíodo) A Astrologia, embora extremamente popular, envolve quase…
Scroll Up