Menu

Teresa Souza

Teresa Souza é jornalista, pesquisadora e produtora.
 
Atualmente trabalha em eventos com a Editora Cobogó, como feiras, lançamentos de livros e debates. É assessora pessoal da atriz e produtora Mariana Ximenes desde 2016. Coordena, no Rio de Janeiro, os cursos de gestão cultural, do Itaú Social.

 Trabalhou como assessora de comunicação e Marketing na Casa de Cultura Laura Alvim por 10 anos, cuidando também dos eventos literários, galeria de artes e mídias eletrônicas. Anteriormente organizou a os acervos dos maiores cineastas brasileiros como Glauber Rocha, Cacá Diegues, Ruy Guerra, Nelson Pereira dos Santos, entre outros, além do acervo fotográfico do produtor e fotógrafo Luiz Carlos Barreto. Foi assessora de Cacá Diegues por longos anos. Produziu livros, filmes, documentários, exposições, eventos culturais, etc. Colabora com textos, fotos e pesquisas para livros e site.

 Teve seu blog de cultura e variedades,  www.orioqueeupiso.blogspot.com entre os 30 melhores do Brasil, em 2012.

Em 2014 lançou seu livro de crônicas “Palavra Carioca”, financiado através de crowdfunding.

Dumbo

Entrar no universo mágico de Tim Burton é sempre um privilégio. Ele consegue nos transportar para o seu mundo e nos levar nas maiores e incríveis aventuras. Sinto isso em…

Um banho de vida

Se você ainda não assistiu ao filme francês Um banho de vida, do diretor Gilles Lellouche, concorrente a Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado, não sabe o…

Um Amor Inesperado

Um amor inesperado, do diretor Juan Vera é na realidade, em castelhano, El amor menos pensado, que para mim traduz exatamente essa bela história de amor cheia de conflitos e…

Green Book

Green Book, do diretor Peter Farrely, foi o vencedor do Oscar 2019. É um bom filme mas não era o meu favorito e parece ter sido uma zebra pois não…

Minha Fama de Mau

Sempre tive enorme simpatia por Erasmo Carlos, sua música e seu rock’n’roll. E se você não conhece a trajetória dele, o filme Minha Fama de Mau, de Lui Farias, é…

O Confeiteiro

Em tempos de tantas guerras e brutalidade no mundo, assistir ao filme O Confeiteiro, nos leva para uma espécie de céu do silêncio e da delicadeza. O primeiro filme do…

Assunto de Família

O filme japonês Assunto de Família foi o grande ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes no ano passado. Dirigido por Hirokazu Kore-eda, o filme está em cartaz…

Infiltrado na Klan

Sempre que tem filme de Spike Lee em cartaz é bom correr para os cinemas pois sabemos que tem coisa boa nas telas. Infiltrado na Klan é baseado na história…

Bohemian Rhapsody

O filme Bohemian Rhapsody faz parte de um daqueles casos em que o ator incorpora o personagem de tal forma que a gente não sabe quem é quem. Temos vários…

O Grande Circo Místico

Cacá Diegues estreou em grande estilo o seu mais novo filme de longa-metragem O Grande Circo Místico.  Em clima de malabarismo, música, piruetas e poesia a história baseada em um…

A 20° edição do Festival do Rio

A 20° edição do Festival do Rio começou! São 200 filmes de diversas nacionalidades exibidos em cinemas espalhados pela cidade. Até o dia 11 de novembro você terá a oportunidade de assistir…

Nasce uma Estrela

Um filme para ter o seu quarto remake é porque sua história não envelheceu.  Amor, música e drogas, fazem parte da humanidade desde que o mundo é mundo. O novo…

Juliet, Nua e Crua

Sou fã de Ethan Hawke e de uma boa comédia romântica e os dois juntos em um mesmo filme é motivo para ir ao cinema assistir. Que mulher não gosta…

O banquete

O Banquete, o mais novo filme de Daniella Thomas nos leva de volta ao final dos anos 80, no desastroso governo de Fenando Collor. Um maravilhoso jantar é oferecido pelo…

Gauguin – Viagem ao Taiti

O ator francês Vincent Cassel, interpreta com maestria o pintor Paul Gauguin no filme “Gauguin- uma viagem ao Taiti”, de Edouard Deluc. O filme foi um dos selecionados pelo Festival…

Mamma Mia: Lá vamos nós de novo!

Para melhorar o astral da semana vá assistir Mamma Mia: Lá vamos nós de novo! É uma boa diversão. O novo filme, dirigido pelo diretor inglês Ol Parker, tem aquele…

A Festa

A Festa, de 2017, escrito e dirigido pela inglesa Sally Potter, se passa durante um jantar comemorativo na casa de Janet ( Kristin Scott Thomas), a futura Ministra da Saúde…

O Orgulho

Cada vez sou mais fã do cinema francês. O Orgulho, do aclamado diretor franco israelense Yvan Attal, reuniu a dupla de atores Daniel Auteill e Carmelia Jordana, em uma trama…

O Amante Duplo

O Festival Varilux de Cinema Francês terminou e para nosso deleite, vários filmes entraram em cartaz. O Amante Duplo, de François Ozon é um filme instigante que mexe com as…

Severina

Severina Severina, filme de Felipe Hirsch, baseado no romance homônimo de Rodrigo Rey Rosas (Guatemala), nos conta uma história de amor aos livros e a literatura.  O melancólico dono de…

O Processo

O Processo O Processo, filme documentário de Maria Augusta Ramos, conta a história da crise política do Brasil de 2013 aos dias de hoje. O foco são as reuniões, votações,…

Todos Os Paulos do Mundo

Todos os Paulos do Mundo, filme documentário de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira nos leva para o mundo das interpretações do querido ator Paulo José. Uma homenagem em vida…

Quase memória

O filme Quase Memória, de Ruy Guerra, baseado no livro de mesmo nome de Carlos Heitor Cony, nos conta a história de um encontro “na dobra do tempo”, do jovem…

Nelson Pereira dos Santos

Tive o prazer em trabalhar e conviver com o cineasta Nelson Pereira dos santos em vários momentos da minha vida. Quando acabou o dinheiro do projeto de organização do acervo…

Aos Teus Olhos 

A diretora Carolina Jabor fez um filme incrível, aquele tipo de filme em que ficamos grudados na cadeira à espera dos acontecimentos. Aos teus olhos, com Daniel de Oliveira –…

Deixe a Luz do sol entrar

Deixe a luz do sol entrar,  da francesa Claire Danis, conta a história da artista plástica Isabelle (Juliette Binoche), mulher linda e madura, que vive em Paris e está em…

A Livraria

A Livraria, filme dirigido pela espanhola Isabel Coixet, é uma adaptação do romance inglês de mesmo nome, de Penélope Fitzgerald. A história de Florence Green, uma jovem viúva que decide…

Trama Fantasma

Quando estreou Trama Fantasma e li a sinopse, cheguei a pensar que a tradução estava errada ( como muito acontece ). Porque esse título, pensei. O premiado diretor americano Paul…

Me chame pelo seu nome

Nada como o AMOR para amansar os ânimos mais afoitos em época de tanta discordância. “Call me by your name” – Me chame pelo seu nome – , do diretor…
Scroll Up