Teresa Souza

Teresa Souza é jornalista, pesquisadora e produtora. É assessora pessoal da atriz e produtora Mariana Ximenes desde 2016, trabalha como freelancer em eventos da Editora Cobogó e é colaboradora da sala de cinema do portal rioinformal.com com textos sobre os filmes em cartaz. Nos dois últimos anos coordenou, no Rio de Janeiro, os cursos de gestão cultural do Itaú Social, através da empresa paulista Your Wish. Trabalhou também como assessora de comunicação e marketing na Casa de Cultura Laura Alvim por dez anos, cuidando dos eventos literários, galeria de artes e mídias eletrônicas. Anteriormente organizou a os acervos dos maiores cineastas brasileiros como Glauber Rocha, Cacá Diegues, Ruy Guerra, Nelson Pereira dos Santos, entre outros, além do acervo fotográfico do produtor Luiz Carlos Barreto. Foi assessora pessoal de Cacá Diegues por longos anos.

Produziu livros, filmes, documentários, exposições, eventos culturais. Teve seu blog de cultura e variedades orioqueeupiso.blogspot.com entre os 30 melhores do Brasil, em 2012. Em 2013 lançou seu primeiro livro de crônicas “Palavra Carioca”, financiado através de crowdfunding, com lançamentos no Rio de Janeiro, Recife e Minas Gerais. “Palavras na Bolsa” é o seu segundo livro e crônicas, lançado em agosto de 2019.

teresasouza@globo.com

@tesouza12 instagram

https://www.facebook.com/teresa.souza.395

LIVRO: PALAVRAS NA BOLSA

A vida Invisível

(Por Teresa Souza) O livro de Martha Batalha, A vida invisível de Eurídice Gusmão, transformou-se em uma livre adaptação no filme de Karim Ainöuz, A Vida Invisível. Em um cenário do Rio de Janeiro nos anos 50, a história das duas irmãs – Eurídice e Guida – que tem suas vidas separadas por conta da intolerância dos pais, nos é contada através das cartas trocadas entre as duas. Mulheres fortes que se apagaram ou se reconstruíram com os percalços da vida. O filme ganhou o prêmio da Mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes desse ano e será o representante do Brasil para filme estrangeiro, buscando uma vaga no Oscar.

Karim é um diretor sensível quando se trata do ser humano – basta dar uma olhada em sua vasta e linda filmografia. Dessa vez temos um melodrama com muita textura em suas imagens e muito sentimento. Carol Duarte e Julia Stockler estão incríveis e a emoção aumenta com a entrada em cena de Fernanda Montenegro. Não percam.

(por https://rioinformal.com/teresa-souza/)

A vida Invisível

(Por Teresa Souza) O livro de Martha Batalha, A vida invisível de Eurídice Gusmão, transformou-se em uma livre adaptação no filme de Karim Ainöuz, A Vida Invisível. Em um cenário…

Maria de Caritó

A diversidade do cinema brasileiro é algo que nos engrandece com personagens tão queridos do nosso Brasil. Maria do Caritó, de João Paulo Jabur, interpretado magistralmente por Lília Cabral é…

O Coringa

Acompanho o trabalho de Joaquin Phoenix desde que ele começou no cinema, mas o personagem que me marcou até então foi Theodore, o solitário escritor em “Her”, do diretor Spike…

Hebe, a Estrela do Brasil

Hebe – A Estrela do Brasil, de Mauricio Farias, é um retrato do país nos anos 80 em um período bastante conturbado na vida da apresentadora. Hebe foi uma das…

Bacurau

A força do cinema brasileiro está nas imagens, no som, nos diálogos e nos atores em Bacurau, filme de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles. Um filme que mexe com todas…

LANÇAMENTO, Palavras na Bolsa

Teresa Souza lança seu segundo livro de crônicas, que vão além da sua própria história A necessidade quase impiedosa de observar e recontar o cotidiano é a matéria prima de…

Rei Leão

Quando o desenho do Rei Leão estreou em 1994, minha filha tinha apenas 1 ano. Assisti com o pai dela em uma sessão noturna no finado e amado Cinema Leblon.…

Rocket Man

Rocketman é mais um dos filmes biográficos sobre a vida de algum cantor(a) pop. Sempre são bons filmes com músicas incríveis e interpretações memoráveis. Claro que alguns melhores que os…

Dor e Gloria

Filme de Pedro Almodóvar (roteiro e direção) estreando na cidade é um bom motivo para correr ao cinema. Dor e Gloria, exibido pela primeira vez no Festival de Cannes em…

A costureira de sonhos

Quando se vai ao cinema assistir a um filme com esse nome, você já imagina algo bonito e delicado. O título é um poema pronto e o filme é da…

Dumbo

Entrar no universo mágico de Tim Burton é sempre um privilégio. Ele consegue nos transportar para o seu mundo e nos levar nas maiores e incríveis aventuras. Sinto isso em…

Um banho de vida

Se você ainda não assistiu ao filme francês Um banho de vida, do diretor Gilles Lellouche, concorrente a Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado, não sabe o…

Um Amor Inesperado

Um amor inesperado, do diretor Juan Vera é na realidade, em castelhano, El amor menos pensado, que para mim traduz exatamente essa bela história de amor cheia de conflitos e…

Green Book

Green Book, do diretor Peter Farrely, foi o vencedor do Oscar 2019. É um bom filme mas não era o meu favorito e parece ter sido uma zebra pois não…

Minha Fama de Mau

Sempre tive enorme simpatia por Erasmo Carlos, sua música e seu rock’n’roll. E se você não conhece a trajetória dele, o filme Minha Fama de Mau, de Lui Farias, é…

O Confeiteiro

Em tempos de tantas guerras e brutalidade no mundo, assistir ao filme O Confeiteiro, nos leva para uma espécie de céu do silêncio e da delicadeza. O primeiro filme do…

Assunto de Família

O filme japonês Assunto de Família foi o grande ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes no ano passado. Dirigido por Hirokazu Kore-eda, o filme está em cartaz…

Infiltrado na Klan

Sempre que tem filme de Spike Lee em cartaz é bom correr para os cinemas pois sabemos que tem coisa boa nas telas. Infiltrado na Klan é baseado na história…

Bohemian Rhapsody

O filme Bohemian Rhapsody faz parte de um daqueles casos em que o ator incorpora o personagem de tal forma que a gente não sabe quem é quem. Temos vários…

O Grande Circo Místico

Cacá Diegues estreou em grande estilo o seu mais novo filme de longa-metragem O Grande Circo Místico.  Em clima de malabarismo, música, piruetas e poesia a história baseada em um…

A 20° edição do Festival do Rio

A 20° edição do Festival do Rio começou! São 200 filmes de diversas nacionalidades exibidos em cinemas espalhados pela cidade. Até o dia 11 de novembro você terá a oportunidade de assistir…

Nasce uma Estrela

Um filme para ter o seu quarto remake é porque sua história não envelheceu.  Amor, música e drogas, fazem parte da humanidade desde que o mundo é mundo. O novo…

Juliet, Nua e Crua

Sou fã de Ethan Hawke e de uma boa comédia romântica e os dois juntos em um mesmo filme é motivo para ir ao cinema assistir. Que mulher não gosta…

O banquete

O Banquete, o mais novo filme de Daniella Thomas nos leva de volta ao final dos anos 80, no desastroso governo de Fenando Collor. Um maravilhoso jantar é oferecido pelo…

Gauguin – Viagem ao Taiti

O ator francês Vincent Cassel, interpreta com maestria o pintor Paul Gauguin no filme “Gauguin- uma viagem ao Taiti”, de Edouard Deluc. O filme foi um dos selecionados pelo Festival…

Mamma Mia: Lá vamos nós de novo!

Para melhorar o astral da semana vá assistir Mamma Mia: Lá vamos nós de novo! É uma boa diversão. O novo filme, dirigido pelo diretor inglês Ol Parker, tem aquele…

A Festa

A Festa, de 2017, escrito e dirigido pela inglesa Sally Potter, se passa durante um jantar comemorativo na casa de Janet ( Kristin Scott Thomas), a futura Ministra da Saúde…

O Orgulho

Cada vez sou mais fã do cinema francês. O Orgulho, do aclamado diretor franco israelense Yvan Attal, reuniu a dupla de atores Daniel Auteill e Carmelia Jordana, em uma trama…

O Amante Duplo

O Festival Varilux de Cinema Francês terminou e para nosso deleite, vários filmes entraram em cartaz. O Amante Duplo, de François Ozon é um filme instigante que mexe com as…

Severina

Severina Severina, filme de Felipe Hirsch, baseado no romance homônimo de Rodrigo Rey Rosas (Guatemala), nos conta uma história de amor aos livros e a literatura.  O melancólico dono de…

O Processo

O Processo O Processo, filme documentário de Maria Augusta Ramos, conta a história da crise política do Brasil de 2013 aos dias de hoje. O foco são as reuniões, votações,…

Todos Os Paulos do Mundo

Todos os Paulos do Mundo, filme documentário de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira nos leva para o mundo das interpretações do querido ator Paulo José. Uma homenagem em vida…

Quase memória

O filme Quase Memória, de Ruy Guerra, baseado no livro de mesmo nome de Carlos Heitor Cony, nos conta a história de um encontro “na dobra do tempo”, do jovem…

Nelson Pereira dos Santos

Tive o prazer em trabalhar e conviver com o cineasta Nelson Pereira dos santos em vários momentos da minha vida. Quando acabou o dinheiro do projeto de organização do acervo…

Aos Teus Olhos 

A diretora Carolina Jabor fez um filme incrível, aquele tipo de filme em que ficamos grudados na cadeira à espera dos acontecimentos. Aos teus olhos, com Daniel de Oliveira –…

Deixe a Luz do sol entrar

Deixe a luz do sol entrar,  da francesa Claire Danis, conta a história da artista plástica Isabelle (Juliette Binoche), mulher linda e madura, que vive em Paris e está em…

A Livraria

A Livraria, filme dirigido pela espanhola Isabel Coixet, é uma adaptação do romance inglês de mesmo nome, de Penélope Fitzgerald. A história de Florence Green, uma jovem viúva que decide…

Trama Fantasma

Quando estreou Trama Fantasma e li a sinopse, cheguei a pensar que a tradução estava errada ( como muito acontece ). Porque esse título, pensei. O premiado diretor americano Paul…

Me chame pelo seu nome

Nada como o AMOR para amansar os ânimos mais afoitos em época de tanta discordância. “Call me by your name” – Me chame pelo seu nome – , do diretor…
shares
Scroll Up